top of page
Buscar

Viva com entusiasmo!

  • Foto do escritor: Junior Romão
    Junior Romão
  • 6 de fev. de 2018
  • 3 min de leitura

O apóstolo Paulo, no final de sua vida, tinha tudo para sentir-se triste e derrotado. Já idoso e fisicamente cansado das muitas lutas, ele se encontrava preso em Roma, a maioria de seus amigos o abandonara, a igreja que ele ajudara a edificar não o defendera, falsos amigos se aproveitaram dele e lhe causaram males irreparáveis, entre outras coisas ruins. Mas não; ele não se sentiu acuado, não perdeu o entusiasmo pela vida.

ree

De sua pena, na prisão, brotaram as chamadas “cartas do cativeiro” onde ele destilava - em vez de rancor e amargura, como seria natural - um indizível entusiasmo. Ele instava com os irmãos: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” (Fp 4.4). Isso era o mesmo que dizer: “Vivam a vida com entusiasmo!” Ele sabia que sua força vinha do Senhor e que nada “de fora” perturbaria sua alegria de viver. Embora velho na idade, era jovem no espírito; mesmo com o corpo cansado, esbanjava vitalidade na alma.

O escritor Samuel Ullman, em seu livro “Do alto de oito dezenas de anos”, conseguiu externar a essência dessa mensagem paulina. Ele escreveu:

“A juventude não é um período da vida. É um estado de espírito. É o vigor da vontade, a qualidade da imaginação, a força das emoções, a predominância da coragem sobre a timidez, do desejo de aventura de preferência ao amor à comodidade. Ninguém envelhece pelo simples fato de viver um determinado número de anos. As pessoas só envelhecem quando abandonam seus ideais. Os anos enrugam a pele, a desistência do entusiasmo enruga a alma”.

“A preocupação, a dúvida, a falta de confiança em si mesmo, o medo e o desespero fazem curvar a cabeça e voltar ao pó o espírito em desenvolvimento. Aos 60 ou aos 16 anos, há no coração de toda criatura o amor ao maravilhoso, o doce assombro diante das estrelas e das coisas e pensamentos cintilantes; o desafio indômito dos acontecimentos; a infalível curiosidade infantil por todas as coisas e a alegria de viver a vida”.

“Uma pessoa é tão jovem quanto sua fé, tão velha quanto sua insegurança; tão jovem quanto sua capacidade de confiar, tão velha quanto seu desassossego. Uma pessoa é jovem enquanto o seu coração recebe - da terra, do ser humano e do infinito - mensagens de beleza, ânimo, coragem, grandeza e força”.

“Quando desce o pano, e todos os pontos centrais do coração estão cobertos pelas névoas do pessimismo e pelo gelo do ceticismo, então - e só então - estamos realmente velhos, e que Deus tenha piedade de nossa alma. Viva todos os dias de sua vida, não como se fosse morrer amanhã, mas como se esperasse viver para sempre”.

Paulo sabia que, para viver com entusiasmo, era preciso manter uma atitude alegre. Poucas coisas são tão desagradáveis quanto ficar perto de alguém mal humorado. Devemos ter em mente o que disse o sábio Salomão: “O coração alegre aformoseia o rosto”. “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos” (Pv 15.13; 17.22).

Quando mantemos uma atitude alegre, podemos ver os problemas mais como oportunidade de milagre e vitória, e não como prenúncios de derrota, e a vida fica mais doce e frutífera.

É necessário também conservar jovem o coração, manter o entusiasmo, tanto pelo bem que faz aos outros como pelos benefícios que isso nos traz.

Ralph Waldo Emerson disse certa vez: “Nada de realmente grande jamais foi alcançado sem entusiasmo” A despeito da dimensão da tarefa, seja ela pequena ou grande, dê o seu melhor. Os grandes artistas dão o melhor do seu empenho, não importa qual seja o tamanho da audiência. “Trabalhem arduamente e de bom ânimo em tudo quanto fizerem, tal como se estivessem trabalhando para o Senhor e não simplesmente para homens” (Colossenses 3:23).

Jamais parem de se aperfeiçoar, crescer, aprender, desenvolver. “Um machado cego exige que o lenhador faça o dobro da força; mas quem é inteligente afia o machado” (Eclesiastes 10:10). É preciso habilidade! Lembre-se de que você jamais estará perdendo o tempo que passar afiando o seu “machado”.

Pessoas que se sobressaem mantêm sua palavra. Elas são confiáveis. Pode-se contar com elas para realizar o que dizem que vão fazer. Assim, elas se distinguem, porque pessoas de integridade são raras em nossa sociedade.

Ainda que sob pressões, mudanças ou exigências não realísticas, elas não se permitem tornar negativas. Os queixosos jamais se distinguem em coisa alguma, a não ser em se queixar. “Em tudo quanto vocês fizerem, evitem queixas e discussões” e irão resplandecer como astros no mundo (Filipenses 2:14-15). E lembre-se: se seu patrão zangar-se com você, não largue seu emprego! Uma resposta mansa ajudará a acalmar os nervos dele. (Eclesiastes 10:4).

Alegre-se no Senhor! Viva com entusiasmo! Esse é o melhor credo da vida!

 
 
 

Comentários


Junior-Blog.png

Blogueiro

UM BLOG POR JUNIOR ROMÃO 

Integrando a Comunidade.

WEEKLY NEWSLETTER

  • Perfil Junior Romão
  • Perfil Junior Romão
  • Perfil Junior Romão

© 2019 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. JUNIOR ROMÃO  -  PARAUAPEBAS/PA

bottom of page