top of page
Buscar

Saindo da Crise

  • Foto do escritor: Junior Romão
    Junior Romão
  • 21 de abr. de 2021
  • 3 min de leitura

A Bíblia não é um livro de pessoas perfeitas, mas de heróis improváveis que decidiram ser usados por Deus. Quero compartilhar com você, na certeza que aprenderemos com vários deles, e o primeiro será Moisés. O príncipe que experimentou medo, fé e viu o poder de Deus.

ree

A vida de Moisés, reúne vários episódios: ele enfrentou o faraó, o homem mais poderoso de sua época (Hebreus 11.27), ele libertou cerca de 3,5 milhões de israelitas (Hebreus 11.27), atravessou o Mar Vermelho (Hebreus 11.29), e então guiou esse povo pelo deserto (Atos 7.37). Mas existe um outro lado de sua história: o das dificuldades.

Moisés nasceu num período de crise étnica, escapando do genocídio ordenado por faraó quando o faraó ordenou o genocídio de todos os meninos judeus (Hb 11.27), e nesse contexto ele cresceu numa crise de identidade, já que foi adotado pela filha do faraó, mas não era egípcio. Além disso, Moisés também tinha graves falhas de caráter, principalmente a ira (Êxodo 2.12), que ficou exposta no episódio em que ele matou um egípcio e ainda quis esconder o que fez. Quando ele tentou alcançar seus objetivos da sua própria maneira, fracassou e foi rejeitado tanto pelos hebreus como pelos egípcios (Atos 7.25; Êxodo 2.15). Então, diante de todas essas dificuldades, ele acaba fugindo e vai morar no deserto.


Aquele pareceria o fim para Moisés, mas na história de Deus esse é apenas o começo de uma nova etapa. O deserto é como uma sala de espera para onde Deus leva todos aqueles que serão usados por Ele para os quebrantar, os preparar e para se revelar a eles. Foi isso que aconteceu na vida de Moisés. Foi no deserto que ele se tornou pastor de ovelhas (uma ocupação abominável para os egípcios), que foi mentoreado e preparado pelo seu sogro Jetro. Foi lá que ele teve o seu chamado revelado através de um encontro com Deus na sarça ardente.


Mas quando Deus finalmente chamou Moisés para libertar o povo hebreu (Êxodo 3.2,4; 2.15), ele se sentiu incapaz e apresentou desculpas. Ele disse que não tinha nenhuma credibilidade para essa missão (Êxodo 3.11), mas Deus respondeu que estaria com ele (Êxodo 3.12). Ele disse que não tinha conhecimento de quem Deus é, mas Deus se revelou como o grande “Eu Sou” (Êxodo 3.14). Moisés disse que não tinha nenhuma capacidade de convencimento (Êxodo 4.1), e o que Deus fez foi mostrar que Ele usa o que é comum para realizar o extraordinário. Não pela força do homem, mas porque Ele é poderoso. A história de Moisés nos ensina que Deus usa as dificuldades de nossas vidas para realizar o seu maior propósito: formar o caráter de Cristo em nós. Nos momentos de maior dificuldade percebemos que a nossa fraqueza é o palco perfeito para mostrar quão grande e poderoso Deus é, e que não importa qual seja a dificuldade, nós temos a mesma promessa que Deus fez a Moisés: “Eu estarei com você”. Essa é a nossa maior alegria e esperança.


A pandemia tem sido um forte fator para que muitos esfriem e desanimem na caminhada cristã. Nessa oportunidade queremos refletir juntos sobre como Deus usa momentos de dificuldades para trabalhar em nós e através de nós. Queremos ajudá-lo a ter coragem para responder ao plano de Deus para sua vida. Como disse C.S Lewis: ‘‘Dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários.’’

É extraordinário olhar para os grandes feitos de Deus na história e ficarmos maravilhados com tudo que Ele fez através de homens e mulheres. O mais incrível de tudo isso é que essas pessoas eram pessoas comuns, gente fraca e pecadoras como nós. Porém, olhar o resultado final sem considerar o processo seria ingenuidade. A história de Moisés é um exemplo disso. Com toda certeza ele foi um grande homem de Deus, mas antes de ser e realizar tantas coisas, ele passou por processos de crises, lutas e dificuldades. Contudo, a boa notícia é que Deus estava com Ele, preparando-o para viver seus propósitos. E nesse processo, muitas coisas transformaram o modo com que Moisés enxergava a Deus, a si mesmo e o mundo.


Assim como Moisés, Deus nos confiou a missão de levar as pessoas a um relacionamento crescente com Jesus. Seja em casa, no trabalho ou em qualquer relacionamento, o sentido de nossas vidas está nisso. Cumprir essa tarefa é impossível por nossas forças, mas Deus prometeu estar conosco. Entregue sua vida a Deus e confie no poder dEle de fazer novas todas as coisas.

 
 
 

Comentários


Junior-Blog.png

Blogueiro

UM BLOG POR JUNIOR ROMÃO 

Integrando a Comunidade.

WEEKLY NEWSLETTER

  • Perfil Junior Romão
  • Perfil Junior Romão
  • Perfil Junior Romão

© 2019 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. JUNIOR ROMÃO  -  PARAUAPEBAS/PA

bottom of page