Existe lugar para você na família de Deus
- Junior Romão

- 16 de dez. de 2022
- 3 min de leitura
Muitas pessoas associam esse termo a problemas e confusões. Contudo, o projeto de Deus para a família nunca foi de destruição, mas de construção.

A Bíblia traz diversas histórias de relacionamentos restaurados e famílias reconstruídas. Mais do que isso, esse livro registra a maior história de amor, perdão e reconciliação de todos os tempos: o amor de Jesus por sua Igreja.
“Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ele (Jesus) se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.” (Tito 2:11,14)
Nessa história, Deus se fez homem para sofrer em nosso lugar e o seu objetivo era reconciliar o ser humano com o seu Criador. Por causa do amor de Jesus, nós temos a oportunidade de chegar diante de Deus como filhos amados, sem culpa. Jesus se entregou para que fizéssemos parte da família de Deus. Os primeiros três capítulos de Gênesis narram a criação do mundo e nos mostram algo muito importante: Deus não nos fez para viver sozinhos. A primeira família da Terra nasceu porque, embora Adão tivesse nomeado todos os animais criados por Deus, “não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse” (Gênesis 2:20). Eva foi a solução de Deus para a solidão que Adão, em algum momento, viria a sentir.
Então, é errado gostar de ficar sozinho? Não, mas você precisa saber que Deus te fez para viver em uma família saudável. “Havia um homem totalmente solitário; não tinha filho nem irmão. Trabalhava sem parar! Contudo, os seus olhos não se satisfaziam com a sua riqueza. (…) É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas.” (Eclesiastes 4:8-9)
Quando falamos em família, não estamos nos referindo apenas a pai, mãe, cônjuge e filhos. Ao longo da vida, amigos podem se tornar “mais chegados que irmãos” (Provérbios 18:24) e se tornarem parte da nossa família. Deus te fez para viver em família e a boa notícia é que Ele preparou uma para você. Quando você aceita Jesus, começa a fazer parte da família de Deus, a sua família na fé. A família de Deus é formada por seres humanos que, mais cedo ou mais tarde, vão falhar com você. Isso é um fato, porém, o seu Pai nunca falha com você. Além disso, ao se tornar parte do corpo de Cristo, você encontra espaço para desenvolver a sua fé junto com pessoas que compartilham a mesma crença.
“E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, (…) para que o corpo de Cristo seja edificado, (…) até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.” (Efésios 4:11-13)
Por mais complicado que seja viver em família, não devemos esquecer que Deus tem um propósito ao colocar em nós diferentes dons e talentos. Ele busca o nosso amadurecimento.
Assim como na sua família terrena, as diferenças entre os filhos de Deus podem nos aproximar ou nos afastar. O objetivo de Deus, porém, nunca foi a divisão do corpo de Cristo, ou seja, da Igreja. A unidade é uma das maiores marcas da família de Deus.
O sucesso do corpo de Cristo depende da nossa decisão de ser como Deus é. Em outras palavras, relacionamentos bem-sucedidos envolvem a decisão de colocar o caráter de Jesus em prática continuamente.



Comentários