Conhecendo um pouco do Chico
- Junior Romão

- 20 de mai. de 2020
- 3 min de leitura
Ele foi o segundo Prefeito de Parauapebas

Chico das Cortinas foi eleito para o segundo mandato do recém-criado município de Parauapebas. Ao iniciar sua gestão, em janeiro de 1993, grandes desafios ele teve que enfrentar. Por ser um município ainda muito jovem, praticamente tudo estava por ser feito.
Dada a condição de sede do Projeto Grande Carajás, Parauapebas tornou-se alvo de novos horizontes para milhares de pessoas que para aqui migraram, na época era em em média de 11 famílias por dia, em busca de uma vida melhor.

Esse crescimento populacional, de forma tão intensa, deu origem à formação de 17 bairros que compõem a cidade e que em tudo necessitava efetivamente de atendimento do poder público, tornando-se a cada dia mais crescente a demanda por infraestrutura, por atendimento à saúde, saneamento básico, implantação de creches, aumento da produção, enfim, tudo que viesse proporcionar a tão premente sustentação e desenvolvimento de que a população tanto almejava.
Foi então com o firme propósito de comprometimento com esse desenvolvimento, através de muito trabalho, seriedade e determinação que Chico das Cortinas assumiu o governo municipal.

Ele teve que superar intensas dificuldades ao receber a prefeitura com problemas dos mais diversos, entre estes veículos e maquinários totalmente sucateados e ainda com arrecadação nos patamares mínimos, de aproximadamente 583 mil reais mensais.
Esforços não foram medidos. Em conjuntura com a equipe de trabalho que escolhera, logo nos primeiros meses de mandato organizou a casa e deu início à execução de obras que compuseram suas metas de trabalho, apresentadas e aprovadas pela população que para tal o elegera.

Também vale ressaltar sua preocupação com a zona rural da época, entre estas regiões sua dedicação e trabalho por CEDERE II, hoje conhecido como a próspera cidade de Canaã dos Carajás que teve seu apoio irrestrito pela emancipação. Chico das Cortinas não mediu esforços enquanto prefeito para deixa condições básicas para CEDERE II hoje Canaã dos Carajás. Um dos primeiros atos de Chico na época foi ligar a região a sede do município como recuperação e ampliação da estrada principal.
Entre centenas de obras realizada em todo o município de Parauapebas. Uma de suas principias metas, era a de dotar toda a cidade de moderno sistema de saneamento básico, sabendo-se que estaria assim investindo em medicina preventiva para a população, através do consumo de água rigorosamente tratada, coleta e tratamento de esgoto e aterramento sanitário para depósito do lixo. Através da intermediação da empresa Vale, contraiu empréstimo junto ao BIRD e a maior obra da região norte, na ocasião, paga totalmente com recursos do próprio município passou a ser implementada. A construção do sistema de captação, da estação de tratamento, casa de química, subestação, reservatório e distribuição de tubos nas ruas, de estações para tratamento de esgoto e do aterro sanitário, tudo tornara-se realidade.

Imagine um homem movido pela coragem, que enfrentou desafios ousados, correu em busca dos seus sonhos e fez história nesse município. Com uma trajetória empreendedora. Imagine um homem de caráter íntegro, cheio de valores éticos e morais, que teve a honestidade como uma de suas maiores virtudes. Esse homem conhecido como Chico das Cortinas pretende mais uma vez, participar do processo político colocando seu nome como pré-candidato a uma das vagas do poder legislativo desta cidade. Goza de apoio irrestrito de muitos líderes evangélicos, entre estes o do pastor Junior Romão, líder da Assembleia de Deus Igreja Mãe em Parauapebas.



Comentários