Comunidade do Vale do Sol recebe de presente mais saneamento básico
- Junior Romão

- 11 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Integrando a programação de aniversário dos 31 anos de Parauapebas, foi entregue para as 424 famílias do Residencial Vale do Sol a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro, estrutura importante na promoção do saneamento básico para a população. A inauguração foi realizada nesta sexta-feira, 10.

“Nós chegamos aqui em 2015 e já tinham iniciado essa obra da ETE, mas durante esse período todo ficou parada. Os moradores que moram do outro lado da rua tinham dificuldades por causa do mau odor, era terrível. Hoje, nós estamos vendo aqui a obra sendo realizada, a gente só tem a agradecer”, comentou Raimundo de Cássio, presidente da Associação de Moradores do Bairro Vale do Sol (AMOREVA).
De acordo com o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, a nova ETE “é uma mostra do que será o Projeto de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap). Nos próximos anos, nós praticamente atenderemos 100% de tratamento de esgoto em Paruapebas, o que é uma coisa muito difícil em todo o Brasil.
Nós entendemos que isso é uma questão de saúde. Onde tem tratamento de esgoto, você tem uma possibilidade de ter uma qualidade de vida melhor”.
“Antes o esgoto não tinha tratamento algum, agora com a ETE a água resultante do processo final sai praticamente limpa, retornando aos igarapés sem causar dano ao meio ambiente e às pessoas. Assim como essa ETE do Vale do Sol, estamos trabalhando para entregar a que atenderá os bairros Tropical e Ipiranga”, informou o vice-prefeito, Sérgio Balduíno, responsável pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (SAAEP).
O custeio da construção da estrutura da ETE do Vale do Sol foi realizado pela Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), tendo em vista que o bairro é fruto de um dos programas habitacionais do município, “a grande preocupação do governo municipal não é só entregar a casa ou o lote, é disponibilizar também toda infraestrutura necessária para atender o morador, seja com a água, o esgoto, a energia elétrica e com a entrega de equipamentos públicos”, explicou o secretário de Habitação, Joao Fontana.



Comentários