top of page
Buscar

Como cristão deve comemorar o Natal?

  • Foto do escritor: Junior Romão
    Junior Romão
  • 23 de dez. de 2017
  • 3 min de leitura

Atualmente se resume em árvore de Natal, em dar presentes e não se fala mais de Jesus


Natal é uma época marcante. Momento de alegria, reunião com a família, de presentes, mas tudo isto sem esquecer do aniversariante principal: Jesus Cristo, o Salvador da humanidade. O cristão não deve ser proibido de ter árvore de Natal, mas tem que ter uma postura cristã.

ree

É uma das datas mais marcantes do calendário cristão. Simboliza o nascimento do nosso Senhor. Uma data simbólica que marca a comemoração do nascimento de Jesus, o príncipe da paz. Vivemos hoje em dia de modismos. Natal se resume em árvore de Natal, em dar presentes e não se fala mais de Jesus.

Estava vendo um filme de Natal e percebi que em nenhum momento se falou de Jesus. Jesus foi excluído do Natal secular.

O cristão deve comemorar o Natal indo à igreja, participando de uma linda cantata, de um lindo culto em celebração ao Senhor, e em seguida fazer ceia com a família, orar para Deus e agradecer o nascimento de Jesus. Motivado por esta alegria, não custa nada dar um presente. Mas a figura central tem que ser Jesus.

Alguns evangélicos sempre tiveram problemas com a questão do simbolismo. O próprio calvinismo nasce com grande aversão aos símbolos. Como a igreja católica era rica em símbolos litúrgicos, havia grande aversão. Já com os luteranos, alguns protestantes e metodistas, o símbolo é visto como um elemento pedagogo que ensina o crente a perceber a grandeza de Deus. Todo símbolo de Natal deve apontar para a grandeza e excelência de Jesus.

Não há problema em ter a árvore de Natal, a própria cruz, o vermelho (que é a cor do pentecostes). Todos os símbolos não devem apontar para Papai Noel ou símbolos litúrgicos, mas sim para Jesus. Se você tem uma árvore de Natal, deve lembrar que Jesus nasceu.

Tem gente que diz que árvore de Natal é pagã. Mas não vou por este raciocínio. Creio que a decoração de Natal é o de menos, o mais importante é a essência do Natal. Acho tão bonito botar lâmpadas, ter a árvore, colocar presentes e entregar as pessoas. Não vejo nenhum problema, não sou radical neste aspecto. Papai Noel é uma alegoria criada pelos homens, que quando se torna o centro da festa nós temos um problema. O importante é o nascimento de Jesus.

Lidar com o horizonte imaginário das crianças é complicado, porque elas receberam a informação que Deus é Papai Noel. Um erro enorme. Há um cuidado todo para cuidar com esse imaginário. Elas nasceram com a expectativa que um dia de Natal o bom velhinho iria aparecer em casa e deixar um presente especial. Isto é uma grande mentira. Devemos lembrar as crianças que muito mais que presentes, o importante é celebrar o nascimento de Jesus.

Estamos agora na primavera no Brasil. Isto quer dizer que é inverno em Jerusalém. Todo texto bíblico demonstra que Jesus não nasceu no inverno. Como Jesus era um Galileu nazareno, ele é filho de mãe e pai pobres e nasceu em local pobre, Galiléia.

Jesus não estudou em escolas famosas. Ele era alguém sem expressão, por isto não há registros. A sociedade só descobre a importância de Jesus na sua auto-revelação. Então havia necessidade de celebrar o aniversário de Jesus.

Na época, o dia 25 de dezembro tinha uma grande festa pagã para o Deus Sol. Como a igreja se torna hegemônica e toma Roma, a data então foi convertida para comemorar Jesus. A data foi escolhida a dedo para mudar uma concepção cultural.

Infelizmente, as igrejas evangélicas estão divididas quanto ao Natal, porque há muita crise e questionamento sobre bases teológicas. Há uma teologia que chegou a algumas igrejas que pregam a aversão contra o Natal. Então lamentavelmente algumas igrejas são contra qualquer símbolo de Natal, inclusive para aqueles que freqüentam. Eles ficam com medo de serem confundidos com movimento místico e partem para o radicalismo extremo. Já vivemos períodos em que os bispos só eram vistos como católicos.

Hoje isto se tornou normal. Já fomos acusados de sermos católicos, mas não somos. Fomos uma das igrejas mais perseguidas. Agora já é moda celebrar e ter cruz na igreja, bispos etc.

Algumas igrejas andam como o vento e seguem modismos. Isto vai mudar. Não há problema nenhum em celebrar o Natal, em ter árvore de Natal ou outros símbolos, contanto que não se esqueçam de Jesus.

 
 
 

Comentários


Junior-Blog.png

Blogueiro

UM BLOG POR JUNIOR ROMÃO 

Integrando a Comunidade.

WEEKLY NEWSLETTER

  • Perfil Junior Romão
  • Perfil Junior Romão
  • Perfil Junior Romão

© 2019 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. JUNIOR ROMÃO  -  PARAUAPEBAS/PA

bottom of page