top of page
Buscar

Cansado e desanimado

  • Foto do escritor: Junior Romão
    Junior Romão
  • 29 de mai. de 2018
  • 3 min de leitura

“Estou cansado de clamar, secou-se-me a garganta, os meus olhos desfalecem esperando o meu Deus”. Salmos 69.3

ree

Cansado e desanimado, é assim que nos sentimos após um grande esforço físico, seja por um trabalho, esporte ou uma longa caminhada. A canseira nos leva ao desânimo, o corpo exige descanso e por mais que tenhamos vontade de continuar não conseguimos. Mas o cansaço físico pode ser recuperado facilmente com um bom descanso, sendo possível, logo em seguida, realizar tudo outra vez.

Porém, muitas vezes enfrentamos um cansaço que não vem do corpo, mas do espírito. Esse cansaço não leva ao desânimo do corpo, mas a depressão e ao desgosto. Não se recupera apenas com um bom descanso, o processo é mais demorado e dificultoso.

A canseira física não nos preocupa, basta um bom descanso e sabemos que tudo se resolverá. Já a canseira espiritual não trás essa segurança, pelo contrário, o fato de não termos forças para mudar a situação é que aumenta o sofrimento.

A canseira espiritual está sempre relacionada a nossas emoções e ao rumo que nossas vidas estão tomando. Geralmente nos abate o espírito quando nos vemos diante de uma situação da qual não sabemos como sair.

Quando nos sobrevém esse cansaço, o melhor a fazer é buscar ajuda, mas onde? As clínicas de psicologia estão lotadas de pessoas em busca do descanso para a alma, mas não creio ser essa a saída para um cristão.

O salmista diz: “Estou cansado de clamar...”. A primeira coisa a fazer é clamar a Deus, mas, note, o salmista está cansado de clamar, o cansaço o levou a clamar, e de tanto clamar está agora mais cansado que antes, a ponto de lhe secar a garganta e os olhos desfalecerem. Será que Deus não está ouvindo o clamor?

Quantas vezes clamamos a Deus e Ele não nos responde? Isto aumenta o cansaço, mas será que Deus não responde? O salmista diz que se cansou esperando por Deus, mas esta é exatamente a solução. Quando cansado, pare de lutar e apenas clame e espere.

A espera leva a dizer: “Porque o Senhor ouve os necessitados... Louvem os céus e a terra, os mares e tudo quanto neles se move” (Salmos 69.33-34).

O cristão muitas vezes se encontra em cansaço espiritual, isso afeta toda sua vida, mas é preciso clamar a Deus e esperar Nele. Quando clamamos a Deus por descanso não indica que automaticamente Ele irá mudar a situação e remover o que nos cansa, mas nos dará força para vencer sem ficarmos cansados. “Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor” (Isaias 40.29). Quando cansado, clame ao Senhor e espere. Mas muitas pessoas desistem no meio do caminho, devido ao cansaço. E como acontece esse cansaço? Porque a pessoa deixa de perseverar.

O dicionário diz que o cansaço é “falta de forças causada por exercício demasiado”. Sua luta tem sido travada, ou seja, muito difícil. Por causa disso, suas forças vêm desfalecendo e pode até está dizendo como o salmista: “Estou cansado de clamar...”.

Se esta for sua atual situação, saiba de uma coisa, Deus é Fiel. Entre centenas de promessas que Deus fez aos seus filhos, uma é “Estou contigo, não temas”.

Tendo essa certeza na sua vida, tudo será possível. Por isso, antes de lutar até cansar, vale a apenas lembrar que a Bíblia, palavra de Deus diz “que tudo tem seu tempo”. Por que não esperar em um Deus que é fiel?

Não se canse de orar nunca! Insista, mesmo que demore dias, meses, anos. Insista no seu pedido a Deus. O Senhor tem grandes coisas para você.

Deus é fiel, Ele nos conforta, nos sustenta na tribulação e não permite que passemos além do que podemos suportar. Temos o consolador, que é o Espírito Santo, que habita em nós e nos revela a Glória de Deus, que se manifestará através do nosso sofrimento. Se “sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8:28), devemos confiar que de alguma maneira nossos sofrimentos resultam para o nosso bem, para um crescimento espiritual, porque fomos chamados por Deus para sermos por Ele aperfeiçoados e purificados como o ouro mais fino, como que pelo fogo.

Aceitemos a vontade de Deus, que é boa, agradável e perfeita em toda a plenitude da sua Graça, para que alcancemos a alegria completa que nos está proposta, pois a palavra diz: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer” (Sl 30:5b) e ainda: “Os que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão” (Sl. 126:5).

Confiemos na palavra do Senhor e nas suas promessas, porque está escrito que “para Deus não haverá impossíveis, em todas as suas promessas”. A Ele seja a glória para sempre. Amém!

 
 
 

Comentários


Junior-Blog.png

Blogueiro

UM BLOG POR JUNIOR ROMÃO 

Integrando a Comunidade.

WEEKLY NEWSLETTER

  • Perfil Junior Romão
  • Perfil Junior Romão
  • Perfil Junior Romão

© 2019 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. JUNIOR ROMÃO  -  PARAUAPEBAS/PA

bottom of page