top of page
Buscar

A CRIAÇÃO DE UM MUNICÍPIO CHAMADO PARAUAPEBAS “RIO DE ÁGUAS RASAS”

  • Foto do escritor: Junior Romão
    Junior Romão
  • 10 de mai. de 2022
  • 1 min de leitura

A emancipação de Parauapebas foi um processo iniciado por volta de 1987 a 1988, os quais vários foram os fatos ocorridos que culminaram na emancipação, dentre eles, a falta do repasse mensal pela prefeitura de Marabá, de 10% dos impostos recolhidos pela Companhia Vale do Rio Doce, para o então povoado de Parauapebas. Esse fato deu início a um movimento que visava a elevação do povoado a município.

Foi marcado para o dia 24 de abril de 1988 um plebiscito para que a população manifestasse, com o voto, sua opinião a favor ou contra a emancipação. Com a participação de mais de 16 mil eleitores, o resultado foi de 99% de aprovação. Em 10 de maio 1988, o governador do estado, Hélio da Mota Gueiros, sancionou a lei Estadual nº 5.443/88, que criou o município de Parauapebas. E no mês de outubro do mesmo ano, Faisal Salmen foi eleito o primeiro prefeito de Parauapebas.

O município hoje tem 33 anos de emancipação do município de Marabá e vive na atualidade este processo de construção de sua identidade. As manifestações que acontecem na cidade estão em processo de fixação no atual contexto social, pois ainda recebem influencias diversas, ou seja, diferentes tradições culturais trazidas de toda parte do Brasil tentando tomar corpo e dar continuidade agora com as características locais, com os novos ritmos de vida aqui criados.

ree

 
 
 

Comentários


Junior-Blog.png

Blogueiro

UM BLOG POR JUNIOR ROMÃO 

Integrando a Comunidade.

WEEKLY NEWSLETTER

  • Perfil Junior Romão
  • Perfil Junior Romão
  • Perfil Junior Romão

© 2019 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. JUNIOR ROMÃO  -  PARAUAPEBAS/PA

bottom of page